Manometria Esofágica

O IGM possui uma estrutura física de alto padrão, equipamentos modernos e uma equipe com excelente formação pronta para atendê-lo. Em nosso serviço, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para garantir o seu conforto e a sua segurança. Agende a sua manometria esofágica no IGM!

Ligue: (62) 3998-9151.

  • O que é manometria esofágica?

    Manometria esofágica é um exame que permite ao médico medir as pressões do esôfago. A manometria é indicada principalmente em casos de dificuldade para engolir, dor no peito, antes de cirurgias para doença do refluxo e antes da realização de exame de pHmetria. Com isto, é possível avaliar as contrações do esôfago quando o paciente engole e avaliar os esfíncteres do esôfago.

  • O que devo fazer antes da manometria esofágica?

    O exame de manometria deve ser feito em jejum de pelo menos seis horas. Isto é necessário porque durante a introdução da sonda até o estômago para o exame, você poderá ter náuseas e vômitos. Por isso, o estômago deve estar vazio na hora de iniciar o exame.
  • Posso tomar minhas medicações habituais antes da manometria esofágica?

    As medicações que interferem nas contrações do esôfago devem ser suspensas 48 horas antes do exame. São elas: nitratos (Isordil, Sustrate), bloqueadores do canal de cálcio (Adalat, Cardizen, Oxcord, Diltiazem), anticolinérgicos (Buscopan, Hioscina, Atroveran), agentes procinéticos (Metoclopramida, Bromoprida, Domperidona, Plasil, Digesan, Motilium, Cispride, Prepulsid) e sedativos (Valium, Diazepam, Lexotan, Olcadil, Frontal).

    Os demais medicamentos podem ser tomados normalmente, inclusive no dia do exame.

  • O que acontece durante a manometria esofágica?

    Inicialmente, é aplicado um gel anestésico (lidocaína) pela narina. O médico irá pedir para você puxar o ar pelo nariz para o gel escorrer até a garganta. Depois disto, é introduzida uma sonda fina e flexível pelo nariz até a garganta. O médico então irá pedir para você engolir repetidas vezes para a sonda passar da garganta para o esôfago. A sonda é então introduzida até o estômago. Neste momento, você deverá se deitar de barriga para cima para que o médico comece a avaliação do seu esôfago.

    Durante o exame, o médico solicitará que você engula repetidas vezes pequenas quantidades de água e, outras vezes, engula seco. A sonda é retirada progressivamente durante o exame, que costuma durar cerca de 20 minutos.

  • Quais os riscos da manometria esofágica?

    Os riscos da manometria são mínimos. Podem ocorrer leve dor no nariz ou na garganta durante a introdução da sonda, o que é minimizado pelo anestésico (lidocaína). Durante a introdução da sonda podem ocorrer ainda náuseas e tosse. Há chance da sonda entrar na laringe (via respiratória) em vez de ir para o esôfago, situação na qual ela será imediatamente retirada.